Trem falha e prejudica passageiros de Guaianases
segunda-feira, 14 de maio de 2012Os usuários da linha 11 – Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) enfrentaram duas falhas no sistema na manhã da última quinta-feira (10). A primeira delas ocorreu às 7h15, na estação Encontra Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Quem seguia em direção a Guaianases teve que esperar os trens por mais tempo. Segundo a empresa, o problema foi resolvido cerca de 50 minutos depois.
Um segundo defeito em uma composição na estação Calmon Viana, às 8h33, foi resolvido às 8h50 e também deixou a linha com lentidão. Não houve registro de tumulto, ainda de acordo com a companhia.
As falhas em trens da companhia se tornaram constantes desde o início do ano. No início do mês, chegamos a fazer um passeio na linha da CPTM que mais apresentou problemas em 2012, a linha 9-Esmeralda. Foram nove falhas no trajeto até o dia 4. A reportagem mostrou que muitos passageiros da linha mudaram sua rotina para não chegarem atrasados no trabalho. Alguns deles afirmam que existe até mesmo um “manual de sobrevivência” para andar nos trens da companhia.
Na ocasião, em nota, a CPTM informou que “tem investido na modernização de todas as suas linhas para aumentar a oferta de lugares e a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários. Entre 2012 e 2014, serão investidos somente na linha 9-Esmeralda R$ 761 milhões. Pelo Plano Plurianual – PPA 2012-2015, os investimentos para a modernização, ampliação de serviços e expansão do sistema da CPTM alcançarão R$ 9,4 bilhões […] Quanto à informação da reportagem de que alguns passageiros estão impedindo a abertura automática das portas, a CPTM orienta os usuários, por meio dos sistemas de som dos trens e estações, para evitarem segurar as portas por questões de segurança e atrasos na circulação dos trens.”
Fonte: R7