Em Guaianases, não há como carregar bilhete
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011Passageiros de trem que embarcam e desembarcam na Estação guia Guaianases, na Zona Leste, não têm onde carregar o bilhete único. Os terminais de autoatendimento estão desativados e não há cabines. Quem mora na região é obrigado a ir para outros pontos de recarga e enfrentam filas. “Não tem máquinas, nem cabines. A população tem de ir a outras estações que oferecem serviço. Lá, só dá para recarregar em uma banca de jornais, que tem uma fila enorme e várias vezes está sem sistema”, reclama o assistente jurídico Maurício Rabelo.
E quando vai à Estação Corinthians-Itaquera, também encontra dificuldade. “Na maioria das vezes, as máquinas não funcionam, estão quebradas ou desligadas. Há apenas duas máquinas para atender a população e as duas estão quebradas”, diz. Por causa disso, segundo ele, nas cabines formam-se filas e a espera é de cerca de 20 minu
A STM (Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos) informou, por meio de nota, que por causa do vencimento dos contratos com as empresas que realizavam a recarga nos pontos da Estação Guaianases, da CPTM, “o serviço está suspenso temporariamente até a conclusão do procedimento de contratação da nova empresa que prestará os serviços”. No entanto não informou prazo para regularização. Sobre o serviço na Estação Corinthians-Itaquera, a STM alegou que a empresa concessionária não registrou ocorrências de inoperância de equipamentos nos últimos dias.
Há um mês, a Fundação Procon-SP notificou a SPTrans uma falha que deixou fora do ar o serviço de recarga do bilhete único na capital. No dia 19 de setembro, o DIÁRIO publicou matéria que mostrou a dificuldade para realizar a recarga em várias estações do Metrô após a implantação do novo sistema de autoatendimento que substituiu as cabines em vários pontos da cidade.
Fonte: Diário de S. Paulo